Táticas

Qual a razão de ser fundamental seguir o esquema tático definido anteriormente?

Jesualdo Ferreira, lendário treinador português, sempre gostou de seguir o esquema tático definido por ele. Em todas as equipes que passou, o 4-3-3 esteve presente e não é à toa que o técnico é uma entidade em Portugal.

Vanderlei Luxemburgo, que é um dos maiores treinadores do Brasil, também tem o seu esquema tático preferido, o 4-4-2 com losango no meio. Nesse cenário, você está se perguntando se o no Football Manager rola o mesmo?

A resposta é sim e por isso é fundamental que você aprenda a seguir o esquema tático definido por você. Dessa forma, confira abaixo as informações e descubra quais os motivos para não errar nessa hora.

Por que devo seguir o esquema tático definido?

Embora pareça algo normal, você sabia que a maioria das pessoas erram na hora de definir o esquema tático? Em seguida, não acertam em outra coisa: seguir aquilo que foi planejado no Football Manager.

A ferramenta utiliza algoritmos matemáticos, ou seja, não tolera tantas modificações sem um motivo prévio. Ao mesmo tempo, isso pode prejudicar muito às mudanças e um exemplo prático te ajuda a entender, veja abaixo:

  • Imagine que o Vitória de Guimarães de Pepa enfrente o poderoso Benfica de Jorge Jesus;
  • Pepa escala a sua equipe em um 4-3-3 durante todo o campeonato e decide mudar para um 5-4-1 para se defender.
  • O Football Manager baixa as chances de vitória para o Vitória de Guimarães e aumenta para o Benfica;
  • Se, entretanto, você manter o esquema tática e não inventar, a chance de vitória é maior e pode acontecer.

Nunca abra mão do seu esquema tático e tente sempre melhorá-lo, pois a potencialização é primordial para aumentar as chances de ganhar. E quanto mais você seguir o esquema tático definido, a chance de ganhar as partidas se tornará maior ainda.