Football Manager 2021: data de lançamento e principais novidades

Depois do grande sucesso do FM2020, a Sports Interactive prepara-se para lançar o seu sucessor. Os fãs do jogo temem que a pandemia de COVID-19 possa atrasar a data de lançamento do Football Manager 2021, no entanto a expetativa é que a nova versão, à semelhança das anteriores, possa ser disponibilizada para o público entre outubro e dezembro deste ano. O mais provável será mesmo sair no início de novembro, sendo que duas semanas antes será lançada a versão beta.

Quais as novidades do FM2021?

Que novidades podemos esperar? Algumas serão tornadas públicas a partir do final de agosto, porém podemos entretanto prever outras, muito solicitadas pela comunidade e que encontram eco nos ouvidos dos criadores do jogo.

1. Brexit e as licenças de trabalho

Para começar, o Brexit irá certamente reduzir as opções de estrangeiros na Premier League, potencialmente de forma mais acentuada em comparação com o FM2020. Todos os contratos atuais de jogadores estrangeiros deverão manter-se iguais até ao seu término, no entanto, posteriormente terão de ser renovados o que poderá ser mais difícil. Isto será certamente um “turn off” para todos aqueles que gostavam de jogar naquela que é tida como a liga de futebol mais competitiva do mundo.

2. Novos talentos

Como é apanágio do jogo é expectável que muitas das novas promessa do futebol mundial surjam no jogo ou vejam os seus atributos consideravelmente melhorados, designadamente promessas como Youssoufa Moukoko do Dortmund, Samuele Vignato do Chievo, Torben Rhein do Bayern Munique ou Álvaro Carrillo do Real Madrid.

Existe um processo de licenciamento de novos talentos para o novo FM21. São jogadores entre os 15 e os 18 anos de idade na sua maioria, mas alguns de 19 anos. O limite é a idade de 20 anos completos até 30 de junho de 2020. Alguns são grandes promessas, como Youssoufa Moukoko do Dortmund, Samuele Vignato do Chievo, Torben Rhein do Bayern Munique e Álvaro Carrillo do Real Madrid.

3. Utilizar duas formações durante o jogo

A comunidade de FM tem sido particularidade incisiva na possibilidade do jogo permitir a utilização de duas formações diferentes, a aplicar em função do momentos do jogo: uma para quando se tem a bola e outra para quando se a perde. Automaticamente, a disposição da equipa em campo mudaria consoante se tem a bola ou não, como de 4-3-3 para 3-4-3, por exemplo. Esta é uma das novidades que é esperada no novo Football Manager 2021.

4. Treinar equipas de sub-23

Muitos fãs do FM pedem que na nova versão de 2021 seja possível começar o modo carreira a treinar uma equipa sub-23. Se tal opção fosse possível, daria a expetativa aos jogadores de poderem cimentar o seu conhecimento tático do jogo sem se preocuparem com o financiamento do clube e os problemas que estão “atrelados” às equipas principais. Será esta uma das novidades do novo jogo?

5. Efeito Jamie Vardy

Todos sabemos que a carreira de Jamie Vardy, jogador do Leicester City, se transformou quase de um dia para outro, apesar de ter começado a carreira de futebolista em circunstâncias pouco habituais – como futebolista amador. Uma das alterações que a comunidade tem vindo a pedir é que seja concedida a possibilidade de um jogador de um jogador dos escalões mais baixos poder ascender ao futebol do topo mundial.

Embora os atributos dos jogador melhorem em função de várias condicionantes, designadamente o treino e o tempo de jogo, não nos recordamos de uma situação em que, no jogo, um jogador da 5.ª divisão tenha ascendido à 1.ª liga. É a isto que chamamos “É o efeito Jamie Vardy”.

6. Vestuário dos treinadores

No Football Manager poucas são as opções de vestuário para os treinadores, a isso acresce que a personalização das opções existente é muito limitada. Uma das exigências dos jogadores é que a Sports Interactive resolva isso no FM21. Atualmente, praticamente todos os treinadores usam roupas muito parecidas, o que impede um nível mais elevado de personalização na hora de escolher o vestuário.

7. Mercado de transferências mais realista

Um maior realismo no mercado de transferências será uma das apostas na nova versão do Football Manager, tal como tem sido a praxe nas últimas que foram lançadas. Apesar de grandes melhorias nos últimos anos, ainda acontecem coisas estranhas durante a janela de transferências, como jogadores sem experiência nenhuma a serem vendidos por montantes altíssimos. É esperado um upgrade no mercado de transferências.

FootballManager.pt