Equipa médica: descubra o que ter em atenção ao escolher o departamento clínico

Finalizando a nossa série acerca da equipa técnica no Football Manager, vamos falar agora dos profissionais responsáveis por assegurarem a saúde física dos jogadores e assim garantirem uma boa sequência de jogos: a equipa médica.

O trabalho da equipa médica

Na equipa de médica de qualquer clube do Football Manager atuam os profissionais que gerem a saúde dos jogadores. São estas pessoas que irão orientar os preparadores sobre as cargas de treino, fornecerão relatórios sobre preparação física, além de tratarem diretamente dos jogadores lesionados.

Existem profissionais da equipa médica em todas as equipas de base, e assim como outros membros da equipa técnica, estes devem ser contratados em separado.

A medicina desportiva e a prevenção de lesões

O Football Manager em 2019 trouxe uma grande novidade no quesito da gestão da saúde dos plantéis ao adicionar o Departamento Clínico ao jogo. Por meio dele, o treinador pode ter informações muito mais precisas sobre os seus jogadores, desde o histórico/registo de lesões, as probabilidades de uma nova lesão, análise dos treinos sobre a saúde do plantel, entre outras.

A equipa médica por conta disto também mudou. No Football Manager atualmente temos, além das figuras tradicionais do Fisioterapeuta e Fisioterapeuta Chefe. o Cientista Desportivo e o Cientista Desportivo Chefe. Além deles, existe também o Médico Chefe, que atuará apenas em situações muito específicas do jogo.

Fisioterapeutas

Um nível alto de Fisioterapia é o ideal

O Fisioterapeuta é a figura central da equipa médica do Football Manager. Ele é responsável pelo condicionamento físico dos atletas que afeta diretamente a probabilidade de lesões de um jogador. Um bom Fisioterapeuta também atuará para reduzir o tempo de duração de uma lesão e acelerar a reabilitação do jogador. Além disso, eles podem fornecer relatórios simples sobre as lesões dos jogadores.

O atributo fundamental para um bom Fisioterapeuta é – por óbvio – a Fisioterapia, e irá refletir diretamente a sua habilidade em executar as suas funções. Existe também um grande debate acerca do atributo Treino Físico, pois em alguns pontos do manual oficial do Football Manager ele é citado como importante para o Fisioterapeuta. Este atributo em particular pode ser útil pois determina a capacidade de um treinador em manter e melhorar a condição física de um jogador.

Assim, a exemplo de caso um jogador que esteja a recuperar de lesão, ele estará trabalhando dentro do seu nível de condicionamento físico até completar a reabilitação e ficar apto para jogar. Os três atributos “sagrados” da equipa técnica podem potencializar a eficiência do fisioterapeuta. A Determinação influenciará diretamente a sua vontade de ajudar o atleta, enquanto a Motivação influencia o lado psicológico de um jogador para não ficar abalado com a lesão. Já a Disciplina pode vir a ser interessante, uma vez que o Fisioterapeuta será mais “durão” na cobrança por cuidados de um jogador lesionado.

Já o Fisioterapeuta Chefe atua próximo do Fisioterapeuta, mas tende a organizar e a gerir o trabalho dos seus colegas. Ele irá também prestar relatórios sobre as lesões abrangendo as análises de seus companheiros. Como todo o bom gestor, este profissional necessita de um alto valor no atributo da Gestão de Recursos Humanos para organizar a sua equipa de trabalho da melhor maneira possível.

Cientistas desportivos

Ciência do desportivo é o atributo mais importante

Numa abordagem cada vez mais detalhada do Football Manager, o Cientista Desportivo é responsável por analisar todos os dados de um jogador que envolvem sua saúde física. Para tal, irão prestar relatórios de treinos e análises antes e após cada jogo, tentando determinar a probabilidade de lesões dos jogadores. Estes relatórios ficam a disposição do mister na sessão do departamento clínico. Por meio deles, o Cientista Desportivo ajuda a planear o seu treino tendo em mente a condição física, a taxa de recuperação e a propensão a lesões dos jogadores.

Além disso, estas informações podem também ajudar o Cientista Desportivo a elaborar planos de prevenção a lesões recorrentes em jogadores com históricos não muito favoráveis. Por fim, os relatórios de condição física podem ser particularmente úteis ao planear a seleção do plantel antes de uma série longa de jogos.

Para ter sucesso no seu trabalho, o Cientista Desportivo necessita do atributo Ciência do Desporto. Este atributo lida diretamente com a capacidade de determinar com precisão o nível de condicionamento físico e o risco de lesões dos jogadores. Também determina a gestão das orientações sobre carga de treino relacionadas ao risco de lesão dos jogadores, que pode contribuir para aumentar ou diminuir o risco de lesões. Tal como o Fisioterapeuta, o Cientista Desportivo pode beneficiar também de valores elevados nos atributos Determinação, Motivação e Disciplina, uma vez que ele sempre trabalha para aumentar a eficiência do trabalho da equipa técnica.

Existe também, especialmente em clubes maiores, a figura do Cientista Desportivo Chefe. Este profissional, tal como noutras funções da equipa técnica, atua na gestão dos seus colegas de menor escalão. Neste caso, ele será o responsável por reunir, organizar e melhorar as informações dispostas no departamento clínico do clube. E como todo o bom chefe – espera-se – ele deverá ter um valor pelo menos decente no atributo Gestão de Recursos Humanos.

O médico chefe

Uma função ainda obscura, onde o treinador não tem muita opinião no Football Manager, o Médico Chefe é sempre escolhido pelo presidente do clube. A sua função é trabalhar em casos de lesões muito específicas – geralmente as mais graves – diretamente com o jogador que se lesionou, tentando acelerar a recuperação do atleta.

Por não possuir atributos visíveis, este profissional é uma incógnita até ao momento. Provavelmente a adição de uma equipa médica específica poderá ocorrer em alguma versão futura do Football Manager, tal como já aconteceu em edições anteriores do jogo, embora até ao momento não tenhamos informações sobre tal.

Considerações finais

A equipa médica é um ponto que começou a ser revisto nas últimas edições do FM, tendo aumentando cada vez mais o nível de detalhe e influência dentro do jogo. Tal como outros membros da equipa técnica, deverá sempre procurar por profissionais de personalidade semelhante as do seu elenco atual. A equipe médica pode ser a sua grande salvação naquela série de jogos consecutivos com viagens longas, onde o stress, tanto físico, quanto psicológico, dos atletas atinge o seu pico.

E se você não viu nossa série de artigos acerca da equipa técnica, visite os links abaixo para mais dicas valiosas:

Guilherme Wendt

Treinador virtual desde o Championship Manager 97/98 e adepto do S.C. Internacional de Porto Alegre desde sempre.