Equipa de observação: quais as funções e atributos importantes?

Dando sequência a série tratando acerca da comissão técnica no Football Manager, vamos levar nossa discussão até a ferramenta que pode levar o clube a glória ou a falência: falaremos sobre a equipe de recrutamento.

O trabalho da equipa de recrutamento

A equipe de recrutamento no Football Manager é formada por uma série de profissionais que buscam captar informações acerca de diversos pontos do cenário de jogo, desde valores de atributos de jogadores, estatísticas de rendimento, gols, faltas, além de estatísticas de equipes, seleções nacionais, campeonatos sênior ou mesmo campeonatos de base. Também atuam prestando auxílio em observações táticas, desde jogadas frequentes, movimentos ofensivos e defensivos, entre tantos outros aspectos de uma partida de futebol. Assim como outros membros da comissão técnica, membros do time de recrutamento devem ser contratados em separado para as equipes de base.

Funções diferenciadas

Desde o Football Manager 2017 a equipe de recrutamento vem mudando muito – e para melhor – com a introdução de ferramentas cada vez mais detalhadas, que adicionam maior profundidade e realismo ao jogo, bem como atribuindo novas funções para os membros desse grupo.

A função primordial da equipa de recrutamento está na figura do Olheiro, uma espécie de faz tudo dentro deste grupo. Além dele, há a figura do Analista de Dados, Diretores Técnico e Desportivo e o Gestor de Jogadores Emprestados. Ester profissionais por vezes passam desapercebidos, mas um Treinador mais atendo aos detalhes do Football Manager irá conseguir extrair informações preciosas caso preste a atenção aos informativos que lhe chegam a Caixa de Correio e ao Centro de Observação.

Olheiros

Atributos de Aurélio Pereira, olheiro do SCP, no FM 2020

Olheiros são os encarregados das tarefas básicas de pesquisa de jogadores e expansão do conhecimento do clube acerca de possibilidades de negócio. Eles fornecem relatórios detalhados de jogadores e estão sempre fornecer conselhos sobre algum futebolista que possa trazer algo ao clube. Também são capazes de informar sobre contratos. Um bom Olheiro pode ser o divisor de águas entre um bom e um mau negócio caso faça uma avaliação imprecisa de um jogador por exemplo.

Olheiros tem por habilidades fundamentais a Avaliação de Capacidade do Jogador, que fornece informação do quão bom o jogador é no momento em que está sendo avaliado, e a Avaliação do Potencial do Jogador, que pode precisar o quanto o jogador avaliado poderá melhorar no futuro. Além disso, o atributo Adaptabilidade é bastante importante para aqueles olheiros que são enviados a outros países, ajudando-os a se integrar ao novo local de residência e melhorando seu trabalho. Apesar de não estar em destaque, um valor alto em Determinação irá fazer com que o olheiro dê mais de si no trabalho e se esforce em filtrar sua seleção de jogadores para que possa encontrar as melhores oportunidades para seu clube.

Por fim, junto a função básica, há também o Olheiro Chefe, que nada mais é do que um gestor das informações que os Olheiros captam. Ele pode organizar e fazer uma pré seleção do material informativo coletado antes de repassar ao Treinador, melhorando ainda mais a qualidade da busca. Para este cargo em específico é interessante também um valor maior no atributo de Gestão de Recursos Humanos.

Analista de dados

Atributos chave de um analista de dados

Em um resumo simples, apesar de poder desvendar alguns detalhes dos jogadores e apresentar relatórios de desempenho individuais, o Analista de Dados é expert e tem seu melhor uso noutra área: a estatística do Football Manager. Sua principal tarefa e a de gerar relatórios detalhados com o máximo possível de dados tanto da equipe do Treinador quanto das equipes adversárias.

Um bom Analista de Dados possui os atributos chave de Avaliação de Dados da Equipa e Avaliação de Dados de Jogador, que lhe concede a habilidade de extrair o máximo de informações sobre estes dois campos. Além disso, o atributo de Apresentação de Relatórios é extremamente importante, pois é neste que o Analista irá expressar em números, gráficos e desenhos táticos todos os dados coletados. Um analista com baixo valor em Apresentação de Relatórios poderá colocar dados equivocados ou mesmo perder partes importantes dos relatórios em meio a uma bagunça numérica.

Assim como na função de Olheiro e tantas outras, a Determinação adiciona um impulso extra ao trabalho do Analista de Dados, e deve ser levada em consideração. Além disso, existe também o Analista de Dados Chefe, que, tal como o Olheiro Chefe, organiza e aprimora os relatórios de seus subordinados e, para uma melhor relação, necessita do atributo Gestão de Recursos Humanos.

A direção do clube

A direção do Sport Lisboa e Benfica no FM 2020

Existem duas funções de diretoria que podem ser exercidas pelos membros da comissão técnica no Football Manager, auxiliando o Treinador em setores desde renovação de contratos, composição de elenco e organização da própria comissão.

O Diretor Desportivo é – ou deveria ser – um negociador nato. Com seu conhecimento e auxiliado pela rede de observação do clube (especialmente pelo Olheiro Chefe), ele irá recomendar contratações, vendas e negociações de contrato ao Treinador. Assim como os Olheiros, um Diretor Desportivo necessita bons atributos de Avaliação de Capacidade e de Potencial de Jogador para que seu julgamento seja preciso. Além disso o atributo Negocial é fundamental caso ele seja autorizado a realizar negociações por si, uma vez que irá ditar a capacidade de realizar um bom negócio.

O Diretor Técnico se assemelha ao Desportivo, porém seu âmbito é trabalhar sobre a equipe técnica. Ele verificará a eficiência, os planos de trabalho, identificará deficiências e irá sugerir melhorias eventualmente, pode inclusive ser responsável pela contratação, demissão e contratos dos membros da equipe técnica do clube. Seus atributos chave são Avaliação da Capacidade da Equipe Técnica – que avalia o estado atual dos membros da comissão – e Negocial, que funciona de forma semelhante ao Diretor Desportivo, porém aplicado a comissão ao invés dos jogadores.

Para ambos os membros da Diretoria, os atributos de Determinação e Gestão de Recursos Humanos são importantes. Além disso, outro ponto a ser bastante considerado é o índice de Reputação do Diretor. Quanto maior forem as suas reputações, maiores as chances de se conseguir atrair tanto jogadores quanto membros para a comissão com qualidade e competência.

Gestor de jogadores emprestados

Uma novidade recém introduzida no Football Manager 2020, o Gestor de Jogadores Emprestados é um misto de Olheiro e Analista de Dados. Ele tem a missão de recomendar empréstimos a jogadores com potencial de desenvolvimento, mas não bons o bastante para jogarem na primeira equipe, bem como observar os jogadores fora do clube por empréstimo e fornecer relatórios de desempenho e evolução dos mesmos.

Com atributos chave de ambas as funções citadas acima, o Gestor de Jogadores Emprestados tem um papel cada vez ganhando mais destaque nos últimos anos, especialmente em clubes de elite que possuem diversos jogadores emprestados. Suas observações e relatórios baseiam-se tanto na performance dos atletas em campo quanto no estado emocional e psicológico que cada vez mais afetam o desenvolvimento dos jogadores e aproximam o Football Manager da realidade. Ele é a ferramenta de ligação direta entre a possível promessa ganhando experiência fora de casa e o Treinador, e pode ter papel de grande relevância na evolução dos atletas.

Por fim…

Sendo talvez repetitivo, ainda assim é necessário relembrar que mesmo com todas as combinações de atributos possíveis, o fator “humano” deve ser levado em conta na hora da escolha dos membros da comissão técnica no Football Manager. A personalidade dos recrutadores irá dar grandes indicativos do perfil psicológico dos jogadores sugeridos por exemplo. Escolha com calma e cuidado cada membro da sua equipe de recrutamento e lembre-se que um grupo unido e alinhado mentalmente é mais propício ao sucesso do que uma equipe com ideias opostas.

E se você não viu nossa série de artigos acerca da equipa técnica, visite os links abaixo para mais dicas valiosas:

Guilherme Wendt

Treinador virtual desde o Championship Manager 97/98 e adepto do S.C. Internacional de Porto Alegre desde sempre.