Preparadores: quem são, o que fazem e quais os atributos importantes?

A complexidade do Football Manager passa também pela construção de uma equipa técnica que possa potenciar a qualidade global do plantel. Embora muitas vezes negligenciado para segundo plano, a equipa técnica tem um papel preponderante no jogo, sendo muitas vezes o fator diferenciador para levar a sua equipa à gloria.

Neste artigo abordamos vários aspetos relativamente aos preparadores, designadamente quais as suas funções, importância e quais os atributos que são essenciais para assegurar a melhor qualidade de treino possível.

Quem são e o que fazem os preparadores?

Tal como o nome pressupõe, os preparadores no Football Manager são responsáveis diretamente pela preparação dos jogadores para as partidas de futebol, cada um com suas particularidades e especialidades. Existem preparadores gerais, que influenciam os atributos dos jogadores na sua generalidade; preparadores de guarda-redes que, tal como o nome indica, treinam os guardas-redes da equipa e os preparadores físicos, responsáveis pela condição física dos jogadores.

Um detalhe importante a levar em conta é que os preparadores tem de ser contratados exclusivamente para uma equipa em específica, ou seja, caso um preparador assine um contrato com a equipa principal, ele não irá interferir com os jogadores do equipa de Sub-19 por exemplo. Do mesmo modo, um preparador dos sub-18 jamais irá interferir no treino da equipe senior.

O perfil do preparador

Assim como os treinadores adjuntos, também os preparadores possuem perfis de trabalho específicos, táticas e estilos de jogo preferidos, além de personalidades distintas. Para que os preparadores possam desempenhar suas funções com maior qualidade, é desejável que estejam diretamente alinhados, no máximo do que é possível, com a mentalidade e táticas da equipa no seu todo.

Além disso, existe um detalhe muito importante: o perfil do preparador das equipas de base (sub-17/18/19) irá afetar diretamente as preferências dos jogadores jovens, uma vez que estes ainda estão com a personalidade em formação e são suscetíveis a influências. Por conta disso, procure sempre influências positivas.

Preparadores gerais

O preparador geral (ou apenas preparador no Football Manager) tem como função principal desenvolver os atributos gerais dos jogadores e alguns atributos dos guarda-redes. São responsáveis por aspectos de treino ofensivo, defensivo e mental, e influenciam diretamente os atributos ligados a estes. Por sua vez, estes três treinos trabalham em conjunto com os atributos de treino tático e técnico. Assim, um preparador ofensivo tático influenciará uma área diferente de atributos em comparação com um preparador ofensivo técnico.

Por fim, referir que para os preparadores das equipas juniores é recomendável um valor alto no atributo de trabalho com jovens, facilitando assim a assimilação dos treinos e a influência da mentalidade do preparador sobre o jogador.

Treinador de guarda-redes

O profissional preparador de guarda-redes (treinador de guarda-redes dentro do Football Manager) tem por responsabilidade direta o treino dos atributos básicos do guarda-redes e o seu desenvolvimento entre as traves, possuindo um grupo especial de atributos para trabalho especializado (defesa de remates, distribuição e jogo de mãos), cada um influenciando um grupo de atributos do jogador.

Diferente do preparador geral que necessita atributos tático ou técnico, o treinador de guarda-redes necessita ter um alto índice nos atributos de determinação, motivação e disciplina para influenciar positivamente no desenvolvimento dos goleiros.

Preparadores físicos

O preparador físico é uma parte fundamental da equipa técnica no Football Manager, sendo o responsável direto pela evolução, manutenção e recuperação da condição física dos jogadores, seja durante a pré-época, seja entre os jogos ou mesmo no acompanhamento dos treinos de um atleta recém regressado de lesão.

Regido diretamente pelo atributo de treino físico e influenciado pelos atributos determinação, motivação e disciplina, o preparador físico pode gerir tanto o treino físico geral, quanto os treinos de rapidez e força.

A importância dos preparadores no treino

A qualidade do treino depende da qualidade dos preparadores

Assim que o treinador começar a delegar aos preparadores suas funções, o Football Manager irá avaliar a qualidade do trabalho de trino num sistema de estrelas, baseando-se na avaliação do preparador principal da função. Essa avaliação é demonstrada tal como a avaliação dos jogadores, que variam entre 0 (menor) e 5 (maior). Neste caso, quanto maior o número de estrelas, maior a qualidade do treino e maior é a probabilidade de um jogador se desenvolver.

Para além disso, existe também uma segunda avaliação, relacionada a carga de trabalho do treinador. Esta demonstra a dedicação do preparador a sua atividade, e conota se o mesmo está trabalhando tranquilamente (carga leve) ou está sobrecarregado com um número grande de jogadores sob seu comando (carga pesada). A carga de trabalho afeta diretamente também a saúde dos jogadores, que podem se lesionar com maior frequência caso tenham menos atenção dos preparadores durante os treinos.

No caso das equipas de base, o Football Manager não exibe uma medida da avaliação do preparador principal e nem da carga de trabalho do treinador como no plantel sénior. Deste modo, a recomendação básica é para que se esteja sempre atento ao mercado na esperança de contratar os melhores preparadores possíveis.

Por fim, a qualidade geral do treinamento oferecido pelos preparadores é influenciada diretamente pelas condições de treino (materiais) oferecidas pelo centro de treino da equipe sénior e pela condição das camadas jovens para as equipas de base.

Dicas adicionais para escolher preparadores

Assim como recomendamos anteriormente num artigo sobre a escolha do treinador adjunto, apesar de não serem atributos fundamentais a alguns membros da equipa técnica, enfatizamos que a “santíssima trindade” dos atributos dos preparadores no Football Manager deva ser levada bastante em conta aqui quando se montar a equipa técnica. Determinação, motivação e disciplina são excelentes potencializadores da evolução dos jogadores, especialmente quando os preparadores trabalham com jovens das academias de base.

Além disso, reforçamos que a personalidade dos preparadores deve ser levada bastante em conta antes da sua contratação, especialmente quando se também constrói a equipa técnica dos plantéis de base. Maiores detalhes sobre treino no Football Manager e acerca das personalidades específicas e as suas influências no plantel são abordados em num outro artigo.

E se você não viu nossa série de artigos acerca da equipa técnica, visite os links abaixo para mais dicas valiosas:

Guilherme Wendt

Treinador virtual desde o Championship Manager 97/98 e adepto do S.C. Internacional de Porto Alegre desde sempre.