Jogadores

10 miúdos maravilha no Football Manager 2021

São muitos os bons jogadores presentes no Football Manager 2021 e, por vezes, pode tornar-se difícil escolher que jogadores deves contratar na hora de reforçar a tua equipa para atacar os tão desejados títulos. A pensar nisso mesmo, decidimos elaborar uma pequena lista com um total de 10 miúdos maravilha que podes (e deves) contratar no FM 2021. Boas contratações!

1 – Maarten Vandevoordt (Genk)

Maarten Vandevoordt

Maarten Vandevoort, internacional sub-19 pela seleção da Bélgica e produto das escolas do Genk, parece estar muito bem encaminhado para se tornar num dos melhores guarda-redes do FM 2021. Extremamente forte no um para um e bastante determinado, o jogador, de apenas 18 anos de idade, tem tudo para ser esculpido num guarda-redes de nível mundial.

A agilidade é um dos pontos que o jovem guarda-redes precisa de melhorar e os minutos de jogo serão fundamentais para que o seu verdadeiro potencial seja atingido. Assim, a decisão de colocá-lo a jogar e arriscar inconsistência ou encontrar o clube certo para um empréstimo terá de ser tomada o mais cedo possível.

2- Riccardo Calafiori (Roma)

Riccardo Calafiori

A Roma apresenta um plantel super equilibrado a nível de juventude e experiência, mais do que capaz de terminar no top 6 da Série A. Lorenzo Pellegrini e Bryan Cristante, por exemplo, são dois jogadores já consolidados no clube da capital italiana. Por outro lado, existem pérolas escondidas, como é o caso do jovem Riccardo Calafiori.

Com pontuações bastante equilibradas e uma boa quantidade de determinação, são várias as razões para apostar em Riccardo Calafiori logo no início. Com bastante tempo de jogo, este jovem defesa esquerdo poderá ser comparado com Cafu, antiga lenda da Roma.

3- Josko Gvardiol (RB Leipzig – Emprestado ao Dinamo Zagreb)

Josko Gvardiol
Contratado pelo RB Leipzig e de imediato emprestado à sua antiga equipa (o Dinamo Zagreb), Josko Gvardiol apresenta atributos mais do que necessários para se tornar num defesa de topo na Bundesliga. A “lutar” com Dayot Upamecano e Ibrahima Konaté por um lugar no onze, o jovem Josko Gvardiol terá de ser a melhor versão de si mesmo no clube Alemão.

Além de possuir boas qualidades defensivas, é no passe que o croata se destaca. Se conseguires melhorar a concentração e a capacidade de decisão, Josko Gvardiol tornar-se-á num dos melhores defesas a sair a jogar no FM 2021.

4 – Tariq Lamptey (Brighton)

Tariq Lamptey
Comprado pelo Brighton ao Chelsea por aproximadamente 3 milhões de libras na época 2019/2020, Tariq Lamptey é um verdadeiro diamante por lapidar. Muito rápido, bom no drible e trabalhador, são características que fazem de Tariq Lamptey um defesa a acompanhar na Premier League. Ainda assim, está longe de ser um produto acabado, já que o aspeto defensivo do seu jogo precisa de ser trabalhado.

Por outro lado, como já possui 19 anos de idade, não vai ser preciso muito tempo para terminar de lapidar este diamante em bruto. Contratar o jovem lateral direito pode não ser tarefa fácil e deves estar preparado para largar mais do que os 3 milhões de libras que o Brighton pagou há uma época atrás. A continuar neste ritmo de crescimento, Lamptey será, sem dúvida alguma, um campeão da Premier League e internacional inglês, ainda antes de chegar ao topo das suas capacidades.

5 – Eduardo Camavinga (Rennes)

Eduardo Camavinga
Eduardo Camavinga dispensa apresentações. É o mais famoso jogador desta lista. Com 53 jogos pela equipa principal do Rennes, alguma experiência na Liga dos Campeões e Liga Europa, internacional francês por três vezes (com um golo apontado), tudo isto antes de completar 18 primaveras. Não vai ser fácil para Camavinga igualar os feitos da vida real no Football Manager, mas não lhe falta qualidade para criar o seu percurso de sucesso no jogo. Um criador de jogo super inteligente, o médio do Rennes possui atributos mentais que fazem dele um talento especial e um futuro bom capitão. Só falta saber em que clube.

O médio está avaliada em cerca de 20 milhões de euros, assinou novo contrato no Verão passado e tem garantia de titularidade no clube francês. Se, por acaso, estiveres no comando de uma equipa com capacidade financeira, Camavinga tem de ser uma das tuas grandes prioridades, visto ser um dos melhores miúdos maravilha do jogo.

6 – Dominik Szoboszlai (RB Salzburg)

Dominik Szoboszlai
Com apenas 19 anos de idade, Dominik Szoboszlai já é um dos médios mais cobiçados da Europa. O fantástico criador de jogo é o último talento esculpido pelo Salzburgo, depois de Erling Haaland e Sadio Mané. Excelente em situações de bola parada, muito rápido com os pés e aventureiro com a bola, Szoboszlai está no radar da elite da Liga dos Campeões.

O jovem húngaro parece estar pronto para dar o salto na carreira, mas quem o quiser contratar deve estar preparado para largar uns bons milhões de euros. Seja na La Liga, na Premier League ou na Bundesliga, Szoboszlai será sempre uma boa opção para o meio campo.

7 – Ander Barrenetxea (Real Sociedad)

Ander Barrenetxea
Ander Barrenetxea é a mais recente promessa do País Basco. Com 17 jogos pela equipa principal da Real Sociedad na última temporada da La Liga, a jovem promessa é, claramente, um jogador que o clube considera importante para o futuro. Com o experiente David Silva no meio e Mikel Oyarzábal do outro lado do flanco, a equipa da Real Sociedad apresenta um tridente ofensivo capaz de assustar qualquer defesa da La Liga.

O drible, o movimento e a última bola são de nível muito alto para alguém tão novo. Comprar o jogador pode ser o mais complicado: a cláusula de rescisão é de cerca de 55 milhões de euros, mas terás de oferecer mais para atrair este miúdo maravilha para fora do País Basco.

8 – Michael Olise (Reading)

Michael Olise
Com uma cláusula de rescisão de apenas 9 milhões de euros, Michael Olise é uma das maiores pechinchas desta lista de miúdos maravilha. O jogador, nascido em França e com nacionalidade inglesa e nigeriana, é um médio criativo em torno do qual qualquer equipa da Championship pode construir o seu estilo de jogo.

Olise tem mais do que potencial para se consolidar como um bom jogador da Premier League, mas os seus atributos mentais requerem algum trabalho ao longo das temporadas. Em termos de investimento, o jovem médio ofensivo é, sem dúvida, o mais inteligente deles todos.

9 – Gonzalo Plata (Sporting)

Gonzalo Plata
Gonzalo Plata, que conta com apenas 20 anos de idade, é um dos jogadores mais interessantes do Football Manager 2021. Extremamente rápido, bom nas bolas paradas, perigoso na longa distância e extraordinário no drible, o jovem equatoriano do Sporting Clube de Portugal só necessita de melhorar a sua capacidade de decisão e o seu jogo sem bola para se tornar num jogador de classe mundial em qualquer equipa.

Com sessões de treino específico e bastante tempo de jogo, este jovem “furacão” pode tornar-se num dos melhores miúdos maravilha sul americanos do Football Manager 2021.

10 – Kaio Jorge (Santos)

Kaio Jorge
E por falar de miúdos maravilha sul americanos, esta lista não podia ficar completa sem um jovem brasileiro. Produto do Santos, Kaio Jorge parece estar pronto a seguir as pegadas de Neymar Jr.. Um avançado completo, capaz de jogar em vários papéis e com a estrutura necessária para se afirmar numa liga mais física, Kaio é determinado, agressivo e bastante trabalhador.

Kaio Jorge possui duas cláusulas de rescisão: uma de cerca de 70 milhões de euros para clubes estrangeiros e outra de apenas 15 milhões de euros para clubes brasileiros. Além de ser um alvo a ter em conta, Kaio Jorge pode ser um jogador extremamente caro e difícil de contratar, pois é bem provável que acabes por disputar com vários clubes de elite a sua contratação.